sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Regras

Regras do Torneio Oeiras Internet Challenge - Edição Escolas 2019


 1. Podem participar no “Torneio Oeiras Internet Challenge - Edição Escolas” equipas formadas por 2 elementos que sejam alunos do 3.º Ciclo e/ou do Ensino Secundário de escolas do concelho de Oeiras.

2. Das equipas de participantes do Torneio não farão parte funcionários ou familiares diretos de funcionários das seguintes unidades orgânicas da Câmara Municipal de Oeiras: Departamento de Artes Cultura e Turismo e Departamento de Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação.

3. A participação no Torneio implica o conhecimento prévio das regras aqui expostas por parte dos participantes e requer a apresentação dos seguintes documentos:
• Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
• Cartão de estudante;
• e ainda, no caso de menores de 18 anos, é necessária a apresentação de autorização do encarregado de educação, em modelo disponibilizado pela organização do Torneio, (clica aqui para descarregares o formulário de autorização http://bibliotecas.cm-oeiras.pt/docs/autorizacao_oic_2019.pdf ).

4. As provas do Torneio Oeiras Internet Challenge organizam-se em 2 fases:
• Fase 1 - (Fase de Apuramento);
• Fase 2 - (Fase Final).

Fase 1: Fase de Apuramento (Eliminatórias)

• A Fase 1 tem por objetivo apurar as 5 equipas representantes de cada agrupamento de escolas;
• A Fase 1 é composta por 2 provas que se realizam nas escolas;
• A Fase 1 implica a realização de 2 provas:

  • 1.ª prova: prova composta por 5 perguntas a realizar em 5 minutos. Desta prova não resulta uma classificação, servindo apenas para os concorrentes se familiarizarem com a plataforma informática das perguntas, o kahoot!
  • 2.ª prova: 10 perguntas a realizar em 10 minutos.
  • As questões da 2.ª prova são selecionadas aleatoriamente a partir de um conjunto de perguntas sobre os seguintes temas:
  • Música e artes do espetáculo;
  • Artes e literatura;
  • Desporto e lazer;
  • História;
  • Ciências.
  • A pontuação obtida na 2.ª prova, que resulta do número de respostas certas e do tempo de resposta, determina o apuramento para a Fase 2, na qual as 5 equipas com melhor resultado irão representar o agrupamento da sua escola.

• Todas as equipas concorrentes têm de iniciar a participação na Fase 1!

Fase 2: Fase Final

• A Fase 2 realiza-se na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Oeiras, e é composta pelas seguintes provas:
 • 1.ª Prova: 15 perguntas em 20 minutos para apurar as 2 melhores equipas de cada uma das 5 séries que se realizam nesta prova, apurando assim as 10 equipas que passam à prova seguinte.
• 2.ª Prova: Apuramento de semifinalistas (com todas as 10 equipas apuradas): 20 perguntas em 30 minutos para apurar as 4 melhores equipas que passarão às semifinais.
• 3.ª Prova: Semifinais (com as 4 equipas apuradas):

  • 2 séries de 2 equipas cada; 
  • Em cada série as 2 equipas defrontam-se numa prova, na qual terão de responder a um conjunto de 10 perguntas em 15 minutos; 
  • A equipa que vencer cada uma destas séries passa para a final, indo discutir o 1.º e o 2.º lugar; as outras duas equipas irão discutir o 3.º e 4.º lugar.
• 4.ª Prova: Apuramento do 3.º e 4.º lugares (com as 2 equipas que perderam nas Semifinais):
  • 1 série de 2 equipas; 
  • A fim de apurar a equipa classificada em terceiro lugar realiza-se uma prova que antecede a final;
  • O apuramento é semelhante ao das Semifinais com 10 perguntas a responder em 15 minutos; 
• 5.ª Prova: Final (com as 2 equipas que venceram nas Semifinais):
  • As duas equipas finalistas defrontam-se numa prova, na qual terão de responder a um grupo de 10 perguntas a responder em 20 minutos. Nota: em caso de empate, o resultado da prova imediatamente anterior servirá como critério de desempate (e assim sucessivamente, caso se verifique novo empate). 
 5. Constituição da equipa de arbitragem:
• A equipa de árbitros é constituída por 2 elementos da equipa envolvida na organização do evento Oeiras Internet Challenge e por 1 elemento externo que assume o papel de Presidente dos árbitros. O Grupo de Árbitros possui as seguintes funções:

  • Inspecionar e controlar a igualdade de condições de participação de todas as equipas; 
  • Verificar e validar resultados de avaliação e classificação; 
  • Apurar as equipas que transitam às fases seguintes, até à determinação da classificação final; 
  • As decisões dos árbitros não estão sujeitas a recurso.
6. A determinação da classificação obtida em todas as provas faz-se de acordo com o algoritmo do kahoot!, que é o seguinte:
• A cada resposta correta correspondem 500 pontos; 
• No caso de ter respondido corretamente, a bonificação de tempo varia de forma linear entre 500 (se responder no menor tempo possível) e 0 se responder no último instante possível; 
• Por cada resposta certa consecutiva recebe um bónus extra de 100 pontos, até um máximo de 500 pontos de bónus por acerto consecutivo. No caso de errar uma pergunta, não recebe esta bonificação e o valor do bónus é reinicializado a zero. 
• A verificação e validação dos resultados de classificação são efetuadas presencialmente pelos membros do grupo de árbitros que acompanham a prova. 

7. A organização reserva-se o direito de eliminar a variável tempo de resposta, bem como a bonificação por acerto consecutivo, no dia da Fase Final, em qualquer das provas a realizar, obrigando-se, para o efeito, a avisar previamente os concorrentes em jogo. 

8. Caso a organização assim o entenda, poderá ocorrer uma extensão da Fase de Apuramento com novas eliminatórias, envolvendo outros participantes igualmente elegíveis, com participação presencial ou a distância. Esses momentos, se vierem a ocorrer, serão anunciados no blog do evento, na página do Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e junto das Bibliotecas Escolares.

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